“Não consigo emagrecer, pois não tenho tempo para me exercitar” ou “não emagreço pois minha rotina é corrida e não consigo comer de maneira saudável”. Essas desculpas são comumente ouvidas em meu consultório. Mas será que elas condizem com a verdade ou são mentiras inventadas pela mente gorda para justificar um estilo de vida que passa longe do saudável? A segunda opção é a verdadeira.
Aliás, este tipo de desculpa caiu por terra com a chegada da pandemia e o aumento dos trabalhos no modelo home office. Por que é que mesmo trabalhando de casa, podendo administrar melhor o tempo e a alimentação, o índice de obesidade continua aumentando? Porque as pessoas não querem a solução, mas sim dar desculpas e continuar com o mesmo estilo de vida.
Ah, aproveitando que estamos falando sobre dar desculpas, pare de encontrar motivos para não ser Mente Magra. Disponibilizo gratuitamente aqui uma planilha de planejamento para te ajudar neste processo.
Nossa mente é programada para comer sentindo culpa
Para entender melhor, é preciso primeiramente ter em mente que nós, seres humanos, temos uma criação e uma história de vida. Se nos foi passada a vida inteira a informação de que comer engorda e que fazer dieta é necessário, porém difícil, crescemos comendo com culpa, com medo de engordar e, o pior: sem apreciar a delícia que é degustar uma boa receita.

Como tudo que nos é ensinado desde a infância acaba por tornar-se uma verdade absoluta, assim como orientações que ajudam a formar nosso caráter e a nos portar em sociedade, a relação com a comida só pode ser tratada se a mente também for. E é exatamente por isso que criei o método EU SOU MENTE MAGRA: para tratar as mentes gordas e reprogramá-las para um estilo de vida saudável.
Eu Sou Mente Magra – reprogramando a mente gorda
Tudo para a mente gorda é desculpa para comer – e comer mal! Se está triste, come para ficar feliz. Se está ansiosa, come para se tranquilizar. Se teve um dia ruim de trabalho, come para se consolar. Até mesmo se está feliz por ter conquistado algo, a mente gorda vai atrás de comida por merecimento.
Mas, em vez de ganhar tudo isso que acha que consegue encontrar na comida, o que de fato a mente gorda conquista agindo dessa maneira? Culpa, nervosismo e, claro, mais quilos na balança. O ciclo se torna uma verdadeira bola de neve. A pessoa já termina de comer pensando que irá engordar, aumentando ainda mais a fome emocional e comendo outra coisa – de preferência nada saudável – na sequência.
Se permita. Somos seres humanos, não robôs!
Antes de mais nada, quero deixar um questionamento: Você sabe por que a mente gorda se sabota tanto no processo de emagrecimento? Porque ela não tem um relacionamento saudável com a comida. Para a mente gorda, a comida necessariamente engorda ou emagrece. Comer alface vai fazê-la emagrecer. Comer um chocolate vai fazê-la engordar. Percebe o quão problemática é a relação da mente gorda com a alimentação?

Comer algo que não está na sua rotina, por ansiedade, é normal. A gente não é um robô. Nós somos seres humanos, com emoções. Precisamos aprender que sim, alimentos são gostosos e nos dão prazer, mas que precisamos ter hora, momento e quantidade certa para isso. Precisamos mostrar para as emoções que não são elas que mandam!
Emagrecer não é passar fome
Muitas pacientes que chegam em meu consultório me veem falando sobre a necessidade de comer bem. A maioria me questiona e diz: “eu vou engordar com esse monte de alimento”, e o que acontece é exatamente o contrário, elas começam a emagrecer. É simples. Elas começam a ingerir os alimentos que o corpo precisa, com os nutrientes necessários. Tem muita gente que é obesa, mas desnutrida, que só tem gordura no corpo. Isso nos leva à constatação de que comer pouco não é sinônimo de emagrecimento.
Outro item importante de ser frisado é o quanto a mente gorda se sabota no processo de emagrecimento. Ela acha que ele tem data para acabar e que precisa ser rápido. Não! Emagrecer é devagar e não tem data para acabar. Quem insistir em ser 8 ou 80, infelizmente não obterá êxito nesse processo.
Mais uma vez: é preciso reprogramar a mente.
No meu método EU SOU MENTE MAGRA ensino todo o passo a passo para mudar a mente gorda e viver de maneira saudável e feliz consigo mesma.
Acesse e confira.
